Ações em parceria com a natureza
As lindas flores comercializadas pelo Vale das Flores e Flores Bela Vista, ficam ainda mais bonitas quando você conhece como elas são produzidas. Dispomos na propriedade de vários recursos específicos durante o processo produtivo que visam minimizar a degradação da natureza, garantindo muitas flores para esta e para as próximas gerações.
O ácaro chamado de rajado é conhecido por atacar a seiva das plantas, deixando a roseira com aspecto amarelado. Como solução para esta praga, o Vale das Flores e Flores Bela Vista optaram por criar, em um ambiente protegido, ácaros predadores que eliminam o ácaro rajado e, consequentemente, torna-se um poderoso agente de controle biológico. O mesmo é feito também com as lagartas, as quais são controladas biologicamente com vespas. Com ações como essas, o uso de agrotóxicos no cultivo é diminuído sensivelmente.
Cerca de 30% de toda a propriedade do Vale das Flores e Flores Bela Vista é de Áreas de Preservação Permanente (APP), o que pode ser constatado observando-se os “moradores” do local, como macacos, quatis, pássaros, etc. Inúmeras árvores frutíferas foram plantadas com o objetivo de atrair pássaros para este ambiente.
São realizadas também análises periódicas das nascentes localizadas dentro da propriedade, para averiguação da qualidade da água e preservação desses locais.
Quase 41 milhões de litros de água! Essa é a capacidade somada dos reservatórios de água localizado nos sítios Vale das Flores e Flores Bela Vista. Além disso, a preocupação com a captação de água da chuva e os investimentos para sua reutilização nos processos produtivos não param.
Todo o material biológico decomposto proveniente das podas é reaplicado na lavoura, diminuindo o descarte na natureza.